Olá,
Tive a oportunidade de pegar este livro da biblioteca da universidade onde eu estudo. Já o havia folheado algum tempo antes numa livraria. E finalmente pude lê-lo por completo.
Este é o meu primeiro post/resumo sobre livros, tenho a intenção de escrever mais sobre livros que embasam teoricamente as áreas das artes e design. Abaixo segue a descrição do que eu encontrei nesse livro de informação.
Este é o meu primeiro post/resumo sobre livros, tenho a intenção de escrever mais sobre livros que embasam teoricamente as áreas das artes e design. Abaixo segue a descrição do que eu encontrei nesse livro de informação.
O livro aborda vários temas que compõe o ramo da ilustração. Divido em 5 capítulos, ele começa contando uma breve história sobre a área, mostrando mídias onde se encontra ilustrações, como livros, revistas, roupas, etc. E também o autor enfatiza que a essência da ilustração está no pensamento, ela tem função de comunicar ideias.
O autor relata também que o maior tabu na criação de uma ilustração é na hora de começar a trabalhar, que se torna até um clichê das áreas afins, o terror do papel em branco, do início do projeto. Ele relata que a maior habilidade que um ilustrador de sucesso tem é a capacidade de solução de comunicação através da ilustração. A melhor coisa a se fazer, no que eu compreendo que se aplica também no trabalho de criação em Design e Comunicação Social, é a leitura do briefing, o ilustrador deve se concentrar e entender bem sobre o que o cliente precisa para o projeto. O briefing é um documento em que está descrito o que o cliente precisa para o projeto, o ilustrador deve se concentrar e entender bem sobre ele. O melhor é que ele esteja escrito, e que haja também uma conversa sobre ele com o cliente. Nunca faça um trabalho em que ele não seja lido e entendido. A partir desse entendimento que se pode investigar mais sobre o negócio do cliente através da internet, dicionário de sinônimos e realizar diagramas.
O autor relata sobre a importância da escolha de um meio de expressão e os materiais utilizados na confecção da ilustração. Cada material transmite um aspecto, uma mancha gráfica diferente do outro, e comunica de forma diferente.
Ele aborda também que a educação sobre a área da ilustração é um pouco desamparada, essa disciplina fica entre as Artes e o Design, onde não se dispõe de espaço físico o suficiente para oferecer a excelência no ensino. Zeegen relata também um pouco sobre a mistura das técnicas, as exigências da profissão e a ilustração digital.
Ele aborda também que a educação sobre a área da ilustração é um pouco desamparada, essa disciplina fica entre as Artes e o Design, onde não se dispõe de espaço físico o suficiente para oferecer a excelência no ensino. Zeegen relata também um pouco sobre a mistura das técnicas, as exigências da profissão e a ilustração digital.
Lawrence conta sobre o trabalho em cada ramo dentro da ilustração, como a editorial, de livros
(que é um meio a parte do editorial), de moda, de publicidade e da indústria fonográfica, trazendo depoimentos de profissionais de cada área. O ilustrador freelance deve se promover, tendo um portfólio bem apresentado, cartão de visita, brindes para entregar a potenciais clientes, e ele deve expor seus trabalhos como em catálogos e exposições.
O autor também expõe um pouco sobre os materiais, o estúdios, alguns equipamentos, dicas de produção e questões jurídicas que devem ser tomadas.
(que é um meio a parte do editorial), de moda, de publicidade e da indústria fonográfica, trazendo depoimentos de profissionais de cada área. O ilustrador freelance deve se promover, tendo um portfólio bem apresentado, cartão de visita, brindes para entregar a potenciais clientes, e ele deve expor seus trabalhos como em catálogos e exposições.
O autor também expõe um pouco sobre os materiais, o estúdios, alguns equipamentos, dicas de produção e questões jurídicas que devem ser tomadas.
É importante visualizar como se aplica ao cenário nacional e sua realidade. O ilustrador também pode pegar algumas dicas de organização, faturamento, de métodos de produção de livros e sites voltados ao design freelancers. Senti falta de um posicionamento sobre a promoção do ilustrador nas redes sociais, mas a realidade na época em que o livro foi escrito era outra, então aguardo publicações sobre isto.
Eu gostei bastante desse livro, é bom encontrar publicações voltadas a área. Você pode encontrá-lo ainda em livrarias como a Saraiva, Leitura e Cultura, e custa por volta de 90 reais, mas também seria melhor ainda encontrá-lo na biblioteca da sua universidade ou antiga universidade.
Até mais!
Escrito por Bárbara Monteiro
Sou ilustradora e recém formada em Publicidade e Propaganda. Gosto de grande parte do que o povo globalizado é apaixonado, como música, moda, arte, fotografia, coisinhas fofas e bonitas, cachorrinhos e etc.
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